Governo estuda projetos para a Avenida Soares Lopes
No contexto da obra da nova ponte entre o centro de Ilhéus e o bairro do Pontal, na zona sul, que está sendo em construção numa parceria com o Governo da Bahia, o prefeito Jabes Ribeiro pretende consolidar o projeto de urbanização do Parque da Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais da cidade. A ideia é a construção de uma nova pista na Avenida, a beira amar, saindo do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães até a nova ponte, e entre essa pista e a atual, realizar a implantação de estruturas voltadas para práticas culturais, esportivas e turísticas.
O prefeito Jabes Ribeiro falou sobre o projeto durante o programa de rádio Linha Direta com o Prefeito, que vai ao ar, às quartas-feiras, nas emissoras locais. No programa semanal, o prefeito responde também a questionamentos dos cidadãos sobre diversos temas. Na última quarta-feira, dia 8,ele respondeu a uma pergunta feita pelo Senhor Durval, morador do Centro, Prefeito algumas avenidas da cidade estão sendo asfaltada e sinalizada, gostaria de saber do sobre benefícios para a Avenida Soares Lopes.
Ao discorrer sobre as ideias a serem implementadas na Avenida, o prefeito disse que a proposta do Parque da Soares Lopes tem o objetivo de deixar aquela área mais humanizada, esteticamente bonita e funcional, preservando as potencialidades ambientais e a interação humana. “A Soares Lopes é um local privilegiado, poucos municípios têm uma avenida tão bonita e tão propicia à prática de atividades sociais como shows, feiras, festivais como o Aleluia Ilhéus, que reúne várias vertentes da nossa cultura. Agora precisamos aproveitar esse potencial durante todo o ano, e isso vai dinamizar nossos setores cultural e turístico”, observa o prefeito.
Burle Marx - O estudo para o Parque da Avenida Soares Lopes está sendo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e prevê a adequação ao projeto criado pelo paisagista Burle Marx. Segundo o secretário Antonio Vieira, o projeto leva em consideração a formulação de propostas feitas pela própria comunidade durante a discussão do Projeto Orla, como a construção de uma nova ciclovia, implantação de cabanas de praia, lanchonetes, de um terminal turístico e até de uma boate.